21 de ago. de 2014

UMA DOR QUE CHEGA A SER FAMILIAR

 Ainda em fase de elaboração do luto de Eduardo Campos, pernambucanos tratam a perda como se fosse a de um parente querido.
                                                                                              Silvia Bessa  (silviabessa@dabr.com.br)

O luto sofrido por Pernambuco é uma espécie de luto familiar.  Nas ruas da capital Recife ou no Sertão do município de Petrolina, a frase comum ouvida para traduzir a dor do momento é esta: “A morte do Ex-governador Eduardo Campos tem sido vivenciada com intensidade por cidadãos  que só o viam pelas televisões e pelos jornais. A perda aquebrantou  gente de todas as classes sociais, econômicas e etárias.  Pessoa relevam  sintomas de insônia, desânimo para o trabalho, angústia e tristeza “É uma dor igual à que senti quando perdi minha filha Etiene em um acidente de carro, no dia 4 de setembro de 1985, quando ela tinha 22 anos de idade”, confidenciou o capitão reformado do Exército Edvaldo Pereira de Oliveira, 80 anos. “É como se eu tivesse revivendo aquele momento”, comparou.
O capitão Edvaldo pai que comparou a dor da morte de Eduardo à morte da filha Etiene, também ajustou sua rotina aos últimos dias.  Mandou cancelar festividades familiares e passou a dormir tarde (“Quando consegue”) para acompanhar o noticiário sobre a tragédia do avião de Eduardo Campos. “Me arrasei”, contou ele, que caiu em prantos na sala de televisão da Associação dos Militares da Reserva, Reformados e Pensionista (ASMIR). Não importa se o governador me conhece ou não me conhece.   Acho ele um grande homem. “Tem meu respeito”, declarou sem perceber que estava usando o verbo no presente – como se Eduardo ainda estivesse vivo. “não está fácil sentir essa dor”.
Tópicos extraídos do Diário de Pernambuco, sábado 16/08/2014
Postado por Edvaldo - Dir Com Soc.

Nenhum comentário :