9 de nov. de 2017

ACIDENTES DOMÉSTICOS ATENÇÃO

Preserve vidas e o seu larAcidentes domésticos, embora comuns, podem ser evitados seguindo alguns cuidados

Publicação: 02/11/2017 03:00

será que você está preparado para as surpresas infelizes da vida? Ter um lar e uma família é assumir várias responsabilidades, dentre elas estar atento ao bem-estar e segurança da casa para preservar a integridade física de todos os seus ocupantes. 


Acidentes acontecem, mas prevenir é possível e bastante aconselhável. Existem maneiras de cessar e até evitar incêndios, o conhecimento pode salvar vidas e também a sua casa.

Segundo o capitão bombeiro Erivelto Bezerra, os casos mais recorrentes de incêndios acontecem por pequenos descuidos. 


“As ocorrências mais comuns são escapamentos no sistema de gás, curtos-circuitos ou panelas esquecidas com o fogão aceso”, 

 Para evitar esses tipos de transtornos, é importante ficar atento. “É preciso desligar os eletrônicos para não acontecer uma sobrecarga de energia e lembrar sempre de desligar as chaves do gás de cozinha e o fogão”, completa. 
Na hora de fazer o check list da viagem, também é necessário checar esses pontos. Eletrodomésticos e eletrônicos devem ficar fora das tomadas. 

Se você possui um botijão de gás ou um sistema, tanto faz, todos têm uma chave de segurança. Não esqueça de fechá-los. Mesmo com os cuidados, todos estão suscetíveis aos acidentes, afinal, eles acontecem.



 Em caso de incêndio, manter a calma é preciso. “O primeiro passo é ligar para o 193 (número de emergência para acionar o Corpo de Bombeiros). Se possível, você pode utilizar o extintor adequado”, alerta o capitão.

Também é importante ficar alerta a outros cuidados como os itens que são provenientes do fogo. A primeira vista podem ser procedimentos simples e comuns ao dia a dia, mas uma vela acesa, ou um cigarro descartado na lixeira de forma inadequada pode gerar problemas maiores e, as vezes, irreparáveis.   



  “Nem sempre é  recomendável jogar água em um incêndio, talvez você não saiba ainda a causa do fogo e pode acabar atrapalhando o trabalho dos bombeiros”, afirma o capitão. Para cada caso, há uma solução, ou um produto específico para extinguir o fogo de forma mais rápida e definitiva. Evacue a área, procure checar se há mais alguém dentro do local e o Corpo de Bombeiros irá agir.
Postado por: Assessor/Porta-Voz

Nenhum comentário :